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terça-feira, 9 de agosto de 2011

ATITUDE

   É de grande relevância que meados do século 21, o professor estar inserido nas novas tecnologias digitais contemporâneas. Pois os (as) educadores (as) têm o papel preponderante na formação da personalidade, na formação de atitudes positivas (como: valorização do indivíduo humano, da ética, da integralidade, moralidade, fraternidade, solidariedade, coletividade....) dos estudantes, face ao processo ensino-aprendizagem.
   Acredito que o professor deve tentar despertar a curiosidade, desenvolver a autonomia no conjunto com os (as) alunos (as) e também estimular a intelectualidade e o ensino, dando as condições necessárias para o sucesso na formação continuada.
   O desenvolvimento das novas tecnologias, não diminui em nada o papel dos (as) educadores (as), e sim essas tecnologias integram o conjunto de recursos didáticos, organizando o saber coletivo. No entanto, como não são dadas as condições ao indivíduo para o desenvolvimento no mesmo ritmo que o avanço das tecnologias, acabou por conviver com as mais diversas resistências. Cabe aos (as) professores (as) mediar essas resistências e superá-las em prol de um avanço educacional com ajuda dos recursos tecnológicos.
   Boa parte dos docentes já não acreditam que possam avançar nas mídias, através da formação continuada. Defendo que tem que ter atitude, para vencer obstáculos, trabalhando as contradições e ir avançando. O alunado percebe que o (a) professor (a) é um educador pós moderno e atual quando tenta fazer a ponte com o cotidiano e com isso vai trazendo cada vez mais contribuições.
   Atitude é uma palavra maravilhosa, não existe educação sem atitude, o processo educativo exige o tempo todo movimento, passividade não combina com educação. Não devemos esquecer que o mais rico de uma escola é o seu material humano, é o potencial de cada um dos jovens que estão na escola como também o potencial de cada educador (a). Então!....É olhar para esse potencial que estar na escola e utilizá-lo melhor, caracterizá-lo melhor, podendo sim, olhar o que a escola tem e construir políticas pedagógicas e inovadoras, partindo da nossa realidade também.
   A principal e a mais importante das tecnologias é a fala, a linguagem, a capacidade de comunicação. O (a) professor (a) sendo ativo (a), dinâmico (a), e proativo (a) ele (a) muda uma sala de aula.
   Cada professor (a) é uma rede de conhecimento, que junto com outras redes estão presentes na escola, vão possibilitando uma nova aprendizagem e uma nova educação você aprende mais, você ensina melhor e tudo isso é um processo.
   O ser humano tem que estar aberto para a diversidade e a escola hoje tem que incorporar essas tecnologias, mais também tem que ter currículo inovador multicultural que atenda as diversidades culturais do Brasil.
   Acredito que o primeiro momento o ser humano tem que ter a iniciativa de querer aprender, de querer melhorar sua prática profissional e se aperfeiçoar como pessoa, melhorar as suas oportunidades quando elas aparecem.
   Cabe a cada educador (a) a tarefa de abrir os olhos para essa nova oportunidade. Atualmente existem ferramentas gratuitas para esse fim, a nossa observação seria no sentido de mudar o processo de aprendizagem, para que não seja somente transmitir conhecimento, e sim ensinar ao alunado como usá-la, como modificá-la e até mesmo ( Por que não) discordar dela.
   Isso não significa deixar de lutar, de reinvidicar qualidade ou condições melhores de trabalho, como também ferramentas tecnológica para educação e para a escola.
   Acredito no compromisso do (a) educador (a) em ter uma escola pública de qualidade social, começando pela prática em sala de aula.
BERNAPINHEIRO.

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